A origem do Reiki

Autor: Sensei Tadao Yamaguchi

Representante do Jikiden Reiki Kenkyukai (Instituto), Quioto, Japão

www.jikiden-reiki.com

Tradução: Shihan José Neves

Nível 4 (Shihan) pelo Jikiden Reiki Kenkyukai (Instituto), Quioto, Japão

www.clinicadoreikijapones.com

A determinado momento da história do Reiki, acreditava-se que o Reiki de Estilo Ocidental era o único Reiki que teria sobrevido e que não haveria mais praticantes no Japão. Assim, quando o Reiki foi reintroduzido no Japão, restava aos interessados visitarem a América do Norte para aprender.

Na verdade, sempre houve sucessores do Reiki no Japão. São eles:

 

Usui Reiki Ryoho Gakkai, a organização Reiki fundada por Mikao Usui Sensei.

Esta organização, até agora, permanece praticamente desconhecida no mundo devido à sua decisão de permanecer um grupo fechado.

 

Os alunos de Chujiro Hayashi Sensei (um estudante proeminente de Usui sensei), onde se inclui:


Hawayo Takata: uma nipo-americana do Havaí, considerada a responsável por trazer o Reiki para o Ocidente. Hawayo Takata foi diagnosticada como gravemente doente pelo seu médico e foi-lhe dito que a sua esperança média de vida não seria longa.

No entanto, ela recuperou "milagrosamente" quando começou a receber Reiki depois de conhecer Chujiro Hayashi no Japão. Após a sua recuperação tornou-se uma estudante de Hayashi Sensei e deu tratamentos de Reiki no Havaí. Ela treinou 22 Professores de Reiki antes de morrer. A dispersão do Reiki pelo mundo iniciou-se com Hawayo Takata.

 

Chiyoko Yamaguchi, a minha mãe, que aprendeu Reiki diretamente com Chujiro Hayashi há cerca de 60 anos, em 1938, quando tinha apenas 17 anos. A minha mãe Chiyoko e Hawayo Takata aprenderam com o mesmo proeminente aluno de Usui Sensei, Chujiro Hayashi Sensei. Ela praticou Reiki diariamente desde a sua iniciação e ao longo de 65 anos até ao seu falecimento, em 2003, aos 81 anos. Durante a minha infância aprendi por experiência própria que gripes ou constipações, dores de cabeça e feridas, etc. eram facilmente curadas pelos tratamentos de Reiki da minha mãe. Eu consegui entender plenamente a eficácia do Reiki desde cedo através de minhas próprias experiências de Cura. Tendo mergulhado nas memórias da minha mãe, documentos antigos e fotos, descobri que tinha sido Chujiro Hayashi Sensei quem tinha iniciado minha mãe no Reiki.​

Um dia, enquanto participava de um workshop de Cura realizado em Tóquio, encontrei um professor de Reiki que me enquadrou sobre a situação do Reiki na actualidade nos países ocidentais. Fiquei surpreendido ao tomar conhecimento do número de pessoas que praticavam Reiki no Ocidente e percebi que a cura energética estava a ser aceite na sociedade moderna. Foi através das ligações que ele proporcionaou que muitos professores de Reiki japoneses de renome começaram a visitar a minha mãe. Após recebermos várias visitas, muitos professores de Reiki do exterior do Japão vinham visitá-la dado que queriam conhecer uma aluna que havia sido ensinada diretamente por Hayashi Sensei.

Eu fui informado detalhadamente à altura por um professor de Reiki de Estilo Ocidental sobre o enquadramento de base e, também, sobre a situação actual do Reiki que era transmitido no Japão. Aqueles que visitaram minha mãe disseram-nos que sua existência era muito preciosa e que seria um infortúnio que ela ficasse escondida.

Desde então foi-nos pedido, a mim e à minha mãe Chiyoko, que ensinássemos Jikiden Reiki, o Reiki sem influência ocidental. Passado cerca de um ano estavamos a receber frequentemente pedidos para formação e as pessoas ficaram muito felizes pela oportunidade de receber Reiju da minha mãe.

Por outro lado, algumas situações desagradáveis continuaram a acontecer. Pessoas desonestas anunciaram que aprenderam Jikiden Reiki sem completar o curso. Além disso, rumores baseados em mal-entendidos começaram a espalhar-se.

Felizmente recebemos suporte de alguns mestres de Reiki que nos sugeriram:

"E se reproduzissem um Seminário que seguisse fielmente a forma como a sua mãe aprendeu Reiki com Chujiro Hayashi há mais de 60 anos e emitissem um Certificado para quem completasse a Formação?"

Até àquele momento ensinávamos o Reiki em particular.

Agora permitíamos a qualquer pessoa interessada que aprendesse Reiki.

Um "Seminário de Jikiden Reiki" é o primeiro Seminário Tradicional de Reiki disponível para o público no Japão e em todo o mundo.

Saiba mais sobre a Formação em Reiki original japonês (Jikiden Reiki). E outras Formações em Terapias Naturais Japonesas através do ramo de Formação no Núcleo em Terapias Naturais Japonesas UNGOSHIN.

2021, UNGOSHIN - União Nacional Goshinjujutsu Portugal | E-mail: geral@ungoshin.pt | © 2021 by UNGOSHIN