Goshinjujutsu

'Go' conceptualiza a ideia de protecção ou defesa e 'shin' remete para o corpo, a matéria física do organismo humano. 'Ju' significa gentil, flexível, adaptável, suave e 'jutsu' significa arte.

 

Uma definição possível será designar o Goshinjujutsu como a arte da adaptação flexível ao serviço da protecção ou defesa do corpo.

 

No Goshinjujutsu, o praticante vê-se na necessidade de ceder ou fluir com o ataque, ao mesmo tempo que pode oferecer resistência momentânea de forma a quebrar o equilíbrio do atacante, numa sensibilidade crescente adquirida ao longo de anos de treino.

 

O verdadeiro Jujutsu, no seu estilo ancestral adaptado ao quotidiano - Goshinjujutsu | 護身柔術 - é o que consegue o máximo efeito com o mínimo de esforço.

Ao contrário das outras artes marciais, o Goshinjujutsu não tem uma fácil observação ao longo da História, se procurarmos por uma visão organizada, estruturada.

 

Apesar de o Goshinjujutsu ser um dos mais antigos sistemas marciais em forma de arte, as suas ramificações, a sua longevidade, apesar de registadas fidedignamente em documentos históricos inquestionáveis, não deixa de ser muito difícil rastrear uma visão de conjunto porque se espraia pela História e pela prolífera variação de estilos, escolas, filosofias, de uma forma impressionante, que qualquer tentativa de unificação e definição peca sempre por escassa.

2021, UNGOSHIN - União Nacional Goshinjujutsu Portugal | E-mail: geral@ungoshin.pt | © 2021 by UNGOSHIN